
Dicas para reduzir os custos em sua clínica médica
Você já pensou em reduzir custos na sua clínica médica?
Em dias atuais, cortar custos é uma ação inteligente, independentemente da situação.
Portanto, se você sabe da importância de poupar, preste atenção nas dicas a seguir e mantenha-se sempre produtivo diante do seu ramo.
Como reduzir os gastos da sua clínica médica?
1-Analise todo seu negócio
Antes de tomar qualquer atitude que vise a economia das despesas da sua clínica médica, é necessário fazer um diagnóstico de todas as informações financeiras da empresa.
Essa análise funciona com uma consulta ao seu paciente, onde o médico busca investigar as causas dos problemas que estão sendo expostos.
Mapeie todos os gastos da sua clínica, a fim de entender exatamente com o que está sendo gasto seu dinheiro.
Aqui, separe as despesas por:
- Suprimentos;
- Supérfluo (item raramente usado, ou que possa ser substituído);
- Taxas de laboratório;
- Despesas fixas;
- Despesas variáveis.
Essa é uma ação simples e precisa ser contínua. Isso o fará enxergar de maneira mais ampla quais as ações estratégicas que irão lhe trazer benefícios financeiros.
2-Melhor prevenir do que remediar
Certo, agora com todas suas finanças devidamente analisadas, é hora de estabelecer ações que o ajudem a reduzir os custos.
Acredite, são ações simples que, ao final de cada mês, apontarão uma baixa no valor total de despesas em sua clínica.
E quais são essas ações?
Anote e pratique:
- Impressão e cópias – diminua o consumo de papel. Para isso, utilize arquivos digitais e e-mail; assim você economiza, além de papel, tinta da impressora e manutenção do equipamento.
- Copos descartáveis – Incentive seus colaboradores a terem suas próprias canecas, para evitar o uso desmedido de copos descartáveis. Além de proporcionar economia, você promove a consciência ambiental em sua equipe.
- Água e energia – Aproveitando o assunto sobre consumo consciente, promova uma ação de uso adequado dos recursos naturais do seu negócio. Implemente em seu cliente externo e interno o pensamento de usar apenas o necessário.
- Materiais para uso da empresa – Faça sempre a cotação para compra de suprimentos e reposição de estoque. Não fique preso a apenas um fornecedor, procure aquele que ofereça as melhores condições de pagamento ou preços mais acessíveis.
- Telefonia – Procure planos telefônicos que mais se encaixem nas suas necessidades. Existem promoções e pacotes que podem trazer inúmeros benefícios.
3-Reestruturação e treinamento do quadro de funcionários
Sua equipe sabe exatamente quais os valores e a missão da sua empresa?
Estão devidamente treinados e desempenham sua função na totalidade de suas necessidades? Você deve estar sempre atento a essas questões.
Se você deseja ter um orçamento enxuto, reavalie seu quadro de funcionários, reestruture o que for necessário e invista em treinamentos e capacitação. Isso traz, além de economia, maior geração de lucro.
Funcionários bem treinados e motivados desempenham muito melhor suas funções, inclusive a de atendimento ao cliente, que é um ponto-chave no seu empreendimento.
Portanto, reavalie as funções. Entenda qual é o potencial de cada colaborador, discuta a necessidade de reduzir ou remanejar profissionais e obtenha resultados excelentes.
Por fim, entenda que não existe fórmula mágica para economizar. Os gastos de sua clínica médica podem ser reduzidos com análise, planejamento e ações estratégicas.
Invista em um tratamento adequado para suas finanças, aplique o medicamento mais eficaz e promova a cura definitiva dos gastos desnecessários!
Aproveite e confira um guia para implantar um sistema de gestão no seu consultório!
Em caso de dúvidas, entre em contato. Será um prazer conversar com você.