
Aprenda como melhorar o atendimento de sua clínica médica
Quem procura uma clínica médica, normalmente precisa de um tratamento médico, certo?
E muitas vezes o paciente se encontra emocionalmente fragilizado.
Pensando dessa maneira, pare um momento e pergunte-se: “como eu gostaria de ser atendido se estivesse no lugar de seu cliente?”
Exatamente; o primeiro passo para melhorar o atendimento da sua clínica médica e praticar a empatia é pensar como seu cliente.
A seguir veja dicas de como melhorar o atendimento em sua clínica:
1-Invista em treinamento
Se você quer oferecer atendimento de qualidade aos seus clientes, capacite seus colaboradores.
Prepare, desde os profissionais encarregados do primeiro atendimento ao cliente, como as secretárias e até aqueles que raramente entram em contato direto com os pacientes. Todos devem se capacitar!
Uma conversa esclarecedora quanto às missões e valores do seu empreendimento, em conjunto com palestras e cursos de atendimento ao cliente, poderão fazer maravilhas na sua clínica.
Uma equipe devidamente qualificada é o ponto-chave para uma empresa bem estruturada e para a satisfação dos clientes.
2-Atendimento humanizado
Para proporcionar um atendimento humanizado, entenda quais são as expectativas dos seus clientes e busque sempre superá-las.
Para isso, sempre trate o paciente de maneira única, mostrando que se preocupa com suas dificuldades. Esteja atento a sua história, busque manter, de maneira sincera, o interesse em ouvi-lo.
- Ajude-o com as dúvidas
- Chame-o pelo nome
- Acompanhe-o até a porta
- Ofereça a ele opções para sentir-se mais à vontade enquanto aguarda o atendimento.
Acredite, pequenas atitudes de genuína gentileza irão fazer toda a diferença na relação com seu cliente.
Assim, sua clínica médica com toda certeza ganhará clientes assíduos e fiéis, além de grandes divulgadores do seu serviço.
3-Pesquisas de satisfação
Crie o hábito de pesquisar, junto aos seus clientes, qual foi o grau de satisfação após a utilização dos serviços de sua clínica médica.
Os pontos que devem ser pesquisados são:
- Atendimento telefônico
- Atendimento médico
- Atendimento presencial
- Tempo de espera
- Instalações
E qualquer outra informação que possa beneficiar a qualidade dos serviços prestados.
Além de serem fáceis e viáveis, as pesquisas mostram ao seu cliente que você se preocupa com a sua opinião.
Mas atenção!
Não faça a pesquisa por fazer; utilize as informações coletadas para implantar melhorias na sua empresa.
4-Ofereça conforto e bem-estar
Consultas médicas às vezes fogem do horário previsto, portanto, concentre-se em manter seu cliente o mais confortável possível durante a espera.
- Invista em entretenimento e tecnologia para auxiliá-lo;
- Recursos como wi-fi e televisão, podem trazer distração e assim evitar que o paciente se sinta desconfortável pela ocorrência de atrasos;
- Ofereça também um espaço com café, água, e um lanche rápido. Às vezes o tempo das consultas pode ultrapassar os horários de alimentação que o paciente está habituado a seguir.
- Ambientes confortáveis, com temperatura e iluminação adequada, também fazem a diferença.
5-A tecnologia a serviço da saúde!
A tecnologia é uma excelente aliada na hora de atender o cliente com qualidade.
Existem softwares extremamente eficazes que auxiliam em todo o processo de gestão dos dados importantes para realizar um bom atendimento.
Com isso, é possível realizar agendamentos e consultar resultados de exame online, o que traz ao cliente a sensação de autonomia.
Um blog com informações sobre assuntos que fazem parte do dia a dia do paciente pode ser uma boa fonte de informação.
Por fim, se você deseja melhorar o atendimento em sua clínica médica, mais do que aplicar qualquer técnica, tenha em mente seu principal objetivo, a satisfação do cliente! Assim ficará muito mais fácil de entender qual o melhor caminho a seguir.
Precisa de ajuda? Fale conosco. Será um prazer atendê-lo!
Que tal aprender como implantar um sistema de gestão na sua clínica médica? Confira este passo a passo!