skip to Main Content

Planejamento Tributário

divisoria

No Brasil existem mais de 100 diferentes taxas, impostos e contribuições, além disso, estamos entre os 30 países que mais pagam impostos no mundo. A lista de exigências tributárias é muito grande, por isso é importante que as empresas tenham uma gestão impecável para que os negócios tenham um bom desenvolvimento financeiro e operem dentro da lei.

O Planejamento Tributário é a maneira na qual se administra o pagamento de tributos de uma empresa e também estuda as possibilidades de reduzir legalmente a carga tributária que incide sobre ela, ou seja, o seu objetivo é a diminuição legal da quantidade de dinheiro a ser entregue ao governo, gerando economia para a empresa e evitando futuros passivos.

A maior parcela de custos de uma empresa é representada por tributos (impostos, taxas e contribuições). Devido à globalização da economia, tornou-se questão de sobrevivência empresarial a correta administração do ônus tributário.

O Planejamento Tributário pode ser classificado em duas categorias: operacional e o estratégico, sendo que ambos dependem um do outro.

O operacional é realizado por meio dos procedimentos que cumprem todas as exigências legais, ou seja, a correta escrituração das operações e o devido pagamento dos impostos sem perder os prazos. Tais tarefas precisam ser inclusas na rotina de trabalho da empresa, que deve sempre estar em conformidade com a sua contabilidade.

Para que o planejamento operacional seja realizado, antes deve ser posto em prática o estratégico, que é o enquadramento da empresa no regime tributário mais adequado e o conhecimento de algumas particularidades fiscais, que mudam de acordo com a especialidade, estrutura de capital, localização, modelo de contratação de recursos humanos etc.

Portanto, mais do que apenas manter o cumprimento das obrigações em dia e alimentar planilhas com dados de receitas e despesas, o Planejamento Tributário envolve muito conhecimento, analises e estudos relacionados a todas as maneiras possíveis de tributação que cercam o seu negócio.

Este é o papel que exerce a TecBras Organização Contábil. Contamos com uma equipe especializada, que acompanha de forma adequada as mudanças e adequações de cada caso em específico, garantindo que seja pago menos impostos dentro dos termos da lei.

Back To Top
Buscar