skip to Main Content

Imposto de Renda

divisoria

Cobrado, anualmente, a partir da renda de cada cidadão, seja ele pessoa física ou jurídica, o Imposto de Renda é o tributo que mais pode ajudar redistribuir renda, sendo cobrado mais de quem ganha mais, e consequentemente, menos de quem ganha menos. Mediante a isto, pode-se afirmar que o Imposto de Renda é um tributo que pode ajudar a tornar a sociedade menos desigual.

A cada ano é desenvolvido um meio mais fácil, rápido e prático, para que o cidadão realize a Declaração do Imposto de Renda, por exemplo, por meio de dispositivos móveis e computadores.

Contudo, todas essas facilidades não impedem que o indivíduo cometa alguns erros, que podem dificultar um pouco as coisas, principalmente devido às novidades nas regras da Declaração do Imposto de Renda 2017. Por exemplo, segundo as novas regras, são obrigados a declarar todas as pessoas com rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70.

Outra questão é que o programa gerador do Imposto de Renda será atualizado automaticamente. Cada um receberá a informação de atualização pelo seu dispositivo móvel ou computador e, concordando, terá as atualizações em todas as versões.

Mais uma novidade é que o programa já vem com a integração da nova versão de transmissão, isto é, não será mais necessário baixar outro programa para transmitir a declaração.

Também ocorreram mudanças no que diz respeito à apresentação de CPF para dependentes. Portanto, a partir de agora a redução da idade mínima passou de 14 anos, para 12 anos.

Com tantas mudanças, é quase impossível não se confundir na hora de fazer a Declaração do Imposto de Renda. Mesmo havendo instruções no site da Receita, é importante que tudo seja feito com muita cautela, para evitar problemas com a malha fina. Por isso é crucial procurar a orientação de uma contabilidade.

A contabilidade é a responsável por apresentar ao cliente todas as informações que ele precisa saber, relacionadas a pessoas física e/ou jurídica, sobre restituição de Imposto de Renda, se realmente ele deve apresentar, informações gerais sobre multas por atraso, formas de declaração, deduções legais entre outros. Este é papel que desempenha a TecBras Organização Contábil.

Back To Top
Buscar