skip to Main Content
Como Montar Uma Clínica Médica

Saiba como montar uma clínica médica

Seu sonho sempre foi montar uma clínica médica, mas você nunca soube o que fazer e não achou as respostas em nenhum lugar?

Sem problemas! Hoje lhe ensinaremos tudo sobre como montar uma clínica médica!

Montar uma clínica médica popular

As clínicas médicas populares apresentam várias vantagens, além do aumento rápido da clientela:

  • Os custos operacionais não são elevados;
  • A infraestrutura para um bom atendimento médico é coberta pelas economias de escala;
  • O nível hierárquico é enxuto;
  • A capacidade de investimentos é maior e há a possibilidade de obter um aumento no número de sócios.

Outra coisa que precisa ser levada em consideração, é que essas clínicas, quando bem administradas e possuem um serviço de qualidade, tem uma capacidade excelente para aumentar sua rentabilidade médica e minimizar as despesas e os custos operacionais.

Localização

Antes de escolher a localização certa para a clínica, é preciso realizar uma pesquisa de mercado com a descrição de todas as características do local, como:

  • Renda per capita;
  • Hábitos dos clientes;
  • Problemas que agravam a região com maior ocorrência.

O empreendedor pode optar por alugar ou comprar um local onde possa montar sua clínica ou, até mesmo, uma sala comercial para iniciar suas atividades.

A divulgação das clínicas médicas

Os serviços médicos também têm a necessidade de serem divulgados; afinal os pacientes estão sempre em busca de um local em que possam começar um tratamento e conseguir sucesso.

Planejamento estratégico

Nos serviços de saúde, também é necessário fazer um planejamento estratégico para que seja possível alcançar o sucesso e garantir a estabilidade da sua clínica no mercado, sempre gerando lucros.

Os serviços de saúde também precisam ser estratégicos para obterem sucesso, sendo necessário um planejamento dos negócios para garantir a estabilidade da clínica no mercado e gerar lucro.

O planejamento estratégico é um recurso mercadológico muito importante e também deve ser visto como parte da gestão. De uma maneira geral, as clínicas médicas têm de considerar alguns fatores em sua estratégia. São eles:

  • Localização;
  • Ambiente externo e interno;
  • Análise das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças;
  • Gestão interna;
  • Público-alvo;
  • Fornecedores;
  • Concorrência.

A clínica tem que pensar em sua estratégia conforme os recursos que ela tem disponíveis, tendo como finalidade a concretização dos objetivos.

Recomenda-se que as melhorias sejam definidas em processos burocráticos, que fazem com que o atendimento seja bem mais dinâmico. Um desses processos costuma ser a marcação de consultas.

Com esses processos otimizados, os pacientes não ficarão esperando por horários vagos por várias horas, reduzindo também o tempo de sua estadia nas salas de espera. Como consequência, haverá uma redução considerável na ocorrência de erros na emissão de boletos e em outros processos de convênios.

Pessoal para uma clínica médica

O funcionário que vai estar responsável pelo atendimento prestado precisa estar devidamente qualificado e treinado para oferecer um atendimento ético e acolhedor, ou seja, que não invada de forma alguma a intimidade dos pacientes e seja completamente livre de preconceitos.

Além disso, os recepcionistas precisam ter em seu perfil a capacidade de dar atendimento diferenciado para cada público, como crianças e idosos e, ainda, habilidade para trabalhar bem com toda a equipe.

Também será preciso a contratação de auxiliares para trabalhar com a organização do material dos consultórios e até para ajudar com algum pequeno procedimento que o médico precise fazer.

Gestão de Custos

As clínicas têm:

  • Custos;
  • Despesas;
  • Investimentos inevitáveis para garantir o seu bom funcionamento.

Por isso, o empresário tem que administrar seus custos de forma eficiente e sustentável, para que seu negócio não sofra com a falta de recursos.

Está pronto para montar a sua clínica?

Se ainda tiver alguma dúvida, fale com a Tecbras. É sempre um prazer falar com você!

Confira algumas dicas para obter sucesso com seu empreendimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Buscar