skip to Main Content
Infraestrutura De Uma Instituição De Ensino

A importância da infraestrutura de uma Instituição de Ensino!

Entenda porque a infraestrutura pode prejudicar o aprendizado em uma instituição de ensino

Pare e pense como é comum ouvirmos notícias que relatam várias escolas que estão caindo aos pedaços e que não possuem nenhuma infraestrutura. É surpreendente, pois, tal condição impossibilita que uma escola possa receber seus alunos de diferentes idades.

O fato de uma escola ter professores dedicados, bons diretores e até mesmo a força de vontade dos alunos, é visto apenas como algo que possui importância parcial. Existem estudos que apontam que a infraestrutura de uma instituição de ensino é mais do que essencial na hora de formar as crianças e os adolescentes.

A infraestrutura garante conforto e bem-estar que não se estendem só aos estudantes, mas também para todos os professores e a comunidade escolar.

Entenda porque a instituição de ensino precisa ter uma boa infraestrutura.

Uma breve descrição do conceito de infraestrutura

O conceito que gira em torno da infraestrutura escolar é algo que vai desde itens básicos, como:

  • Fornecimento de água;
  • Energia elétrica;
  • Manutenção e limpezas dos ambientes;
  • Salas que sejam confortáveis, bem mobiliadas e de qualidade;
  • Banheiros;
  • Cozinha;
  • Locais de convivência, como parquinhos, brinquedotecas e pátios;
  • Espaços de apoio didático como bibliotecas, quadras e laboratórios;
  • Espaços para a organização do funcionamento do colégio, como salas dos professores, secretarias e almoxarifado;
  • Equipamentos e materiais didático-pedagógicos;
  • Computadores que tenham acesso à internet e outros tipos de insumos tecnológicos.

Todos os fatores mencionados acima contribuem para gerar um ambiente que seja mais estimulante e agradável. Afinal, os alunos passam grande parte dos seus dias ali, durante muitos anos.

Nesse momento, tendo como base a realidade econômica de cada instituição de ensino, é fundamental realizar uma busca eficiente e constante para criar um ambiente que possa unir funcionalidade e aconchego.

A relação entre infraestrutura e aprendizado

Um estudo feito pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), mostrou que o desempenho dos alunos que tem suas rotinas escolares em ambientes de boa infraestrutura é bem mais alto do que aqueles que, infelizmente, estão em instituições que não podem oferecem o ambiente adequado para o aprendizado.

Conforme dados expostos pela pesquisa “Infraestrutura Escolar e Aprendizagens da Educação Básica Latino-americana”, os estudantes poderiam subir suas médias de 506 pontos em provas de línguas e 497 pontos em matemática para 525 e 524 pontos, ao mesmo tempo, caso tivessem condições estruturais de maior qualidade.

Na ligação entre a infraestrutura escolar e os resultados gerados pelos estudantes, o estudo aponta que os fatores que mais contribuem para bons desempenhos são relacionados à existência de espaços de apoio ao ensino, como:

  • Bibliotecas;
  • Computadores;
  • Laboratórios de ciências;
  • Auditórios;
  • Quadras de esportes.

Explorando a melhoria da infraestrutura na sua escola

Para os especialistas, a infraestrutura tem que ser considerada como um ponto mais do que essencial de investimento do colégio, tornando possível que parte do dinheiro que chega para que haja a aplicação na administração da instituição, seja direcionada para tornar os aspectos das estruturas básicas, de apoio, físicas ou didáticas de maior qualidade.

Viu só como é importante ficar atento às infraestruturas da sua instituição de ensino? Alguns pesquisadores acreditam até que este fator tem ligação direta com o número de abandonos, cada vez maior e a ausência do aluno nas salas de aula.

Uma outra forma de melhorar o desempenho do aluno é construir uma relação amigável com os responsáveis. Confira algumas dicas!

Não deixe que isso aconteça! Invista na infraestrutura conforme a realidade econômica de sua instituição.

Qualquer dúvida entre em contato conosco! É sempre um prazer falar com você!

Sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Buscar