skip to Main Content
Planejamento Tributário Para Clínica Médica

Economize com o planejamento tributário para clínica médica

Você sabia que o governo brasileiro projeta arrecadar mais de R$ 2 trilhões em tributos neste ano? Quem paga essa conta são os contribuintes, pessoas físicas e jurídicas. Por este motivo, as clínicas que não realizam uma boa gestão fiscal e financeira podem inviabilizar seu negócio. É preciso adotar práticas para amenizar esse impacto, e o planejamento tributário para clínica médica é uma delas.

O que é planejamento tributário?

O planejamento tributário é um mecanismo que tem como objetivo diminuir a incidência da carga tributária sobre um negócio. Essa estratégia legal, autorizada pela lei brasileira, permite à empresa fazer uso de benefícios, incentivos ou isenções fiscais para diminuir os custos incidentes sobre sua atividade.

Como fazer um planejamento tributário para clínica médica?

O primeiro passo para fazer planejamento tributário para clínica médica é encontrar um profissional qualificado para a tarefa. É preciso ter em mente que as leis tributárias brasileiras, além de sofrerem modificações constantes, são muito complexas, em especial quando se fala sobre PIS e COFINS.

Esse especialista deve possuir conhecimento em Contabilidade, Administração e Direito para analisar as peculiaridades de cada tributo e dos regimes de tributação.

Em seguida, pode-se realizar um passo a passo do planejamento tributário para clínica médica:

  1. Histórico da empresa;
  2. Conhecimento sobre a operação: receita bruta (expectativa de faturamento), despesas operacionais, custos, despesas com pessoal e margem de lucro;
  3. Avaliação da estrutura societária da empresa (Sociedade Limitada, Sociedade Simples e outras);
  4. Análise dos enquadramentos tributários (Simples Nacional, Lucro Real e Lucro Presumido);
  5. Verificação de incentivos e de isenções fiscais;
  6. Simulação de cenários de tributação;
  7. Avaliação dos resultados do planejamento.

Um passo que merece destaque é o enquadramento tributário. Cada regime de tributação possui um conjunto de regras que norteia a tributação pela Receita Federal. São 4 principais regimes: MEI (Microempreendedor Individual), Lucro Presumido, Lucro Real e Simples Nacional. O Simples e o Lucro Presumido são os mais utilizados em clínicas médicas.

Quais os benefícios de um planejamento tributário para clínica médica?

Um planejamento tributário para clínica médica, quando bem feito, traz muitas vantagens para a empresa.

A primeira delas é a economia de recursos, que decorre de dois fatores:

  • Redução dos custos do empreendimento: o planejamento tributário para clínica médica, ao minimizar a incidência de tributos no exercício da medicina, reduz os custos do negócio. Porém, isso só ocorre se a análise do histórico empresarial e o enquadramento no regime de tributação forem corretos.
  • Diminuição do número de autuações fiscais: uma das etapas do planejamento é a análise detalhada das movimentações do negócio. Essa análise possibilita a prevenção de erros de lançamentos de eventos tributários, bem como de aplicação da lei. Isso faz com que a empresa evite ser autuada por descumprimento das normas tributárias. Quanto menos autuações e multas, menos dinheiro gasto com sanções.

Em decorrência da economia de recursos, a clínica médica perceberá que sua competitividade aumenta. Além de manter a boa saúde financeira decorrente de uma gestão eficiente de recursos, o planejamento tributário para clínica médica possibilita mais investimento em estratégias de melhor posicionamento no mercado.

O planejamento tributário para clínica médica, quando realizado por profissional competente, traz muitos ganhos para o empreendimento, em especial a economia de recursos.

Que tal saber como implantar um sistema de gestão no seu consultório médico?

Em suma, ele possibilita mais lucro e mais competitividade! Se você ainda não fez um plano para seu negócio, está esperando o quê? Conte com a Tecbras!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Buscar