Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; checkbox has a deprecated constructor in /srv/app779.17ef1a43.configr.cloud/www/wp-content/plugins/seo-redirection/common/controls/cf_ckeckboxlist.php on line 176 Como tirar o CREA - tudo que você precisa saber! skip to Main Content
Como Tirar O CREA

Como tirar o CREA – tudo que você precisa saber!

Quem trabalha, ou melhor, pretende trabalhar de acordo com a legislação, nos segmentos de engenharia e agronomia, sabe que o CREA é um documento fundamental para que isso seja possível. Afinal de contas, o profissional só pode se dizer atuante nessas áreas quando tem esse documento. Mas, afinal, como tirar o CREA? É isso que você vai descobrir aqui.

Muita gente tem dúvidas de como obter esse documento, e acha que é muito complicado consegui-lo. Mas, na realidade, é mais simples do que você imagina e hoje vamos desmistificar isso. Confira!

Como tirar o CREA?

Antes de qualquer coisa, você sabe o que é o CREA? A palavra é uma sigla para Conselho Regional de Engenharia e Agronomia. Esse conselho é responsável por fiscalizar todas as atividades dos segmentos que envolvem a engenharia e a agronomia.

No entanto, além de ser um Conselho, CREA é também o nome que se dá ao documento que reconhece legalmente os profissionais dessas áreas, por isso, vamos ver o que é necessário para tirá-lo.

Documentos

Em primeiro lugar, é preciso ter o título de eleitor em dia para conseguir tirar o Crea. Além dele, é preciso ter um comprovante afirmando que você votou nas últimas eleições. No caso dos homens, é preciso ter a reservista também.

O RG também é fundamental, além do número do CPF, não importa se ele esteja no RG ou em um documento separado.  É necessário também levar duas fotos 3×4 tiradas em um fundo branco e um comprovante de residência que esteja no seu nome, ou no nome de algum parente desde que os laços familiares sejam comprovados.

Será necessário ter o histórico escolar e levar o certificado de conclusão de curso, bem como a certidão de nascimento ou casamento se o indivíduo for casado.

CREA do seu estado

Em todos os estados existe um Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, e, para conseguir o seu registro, você deve se dirigir ao conselho do seu estado, portando todos os documentos citados acima, e cópias autenticadas.

Você leva os documentos ao conselho, e lá eles serão analisados. Depois disso, você precisará pagar uma taxa para conseguir seu registro provisório do CREA.  Esse registro tem validade de 365 dias.

Para conseguir o registro definitivo, o indivíduo precisa estar com seu diploma em mãos, comprovando que foi aprovado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia.

Quanto custa?

Muita gente acha que para tirar o CREA é preciso pagar uma taxa altíssima, mas isso não é verdade. O registro provisório desse documento custa sessenta e dois reais.

O registro definitivo, se pago por profissionais que concluíram somente até o ensino médio, custa cento e setenta e cinco reais, e se pago por profissionais que concluíram o ensino superior, o preço muda para trezentos e cinquenta reais.

O CREA é um documento muito importante para comprovar que você é um profissional sério, e atua dentro da legalidade. Agora que você já sabe como tirar o CREA, não perca mais seu tempo!

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Tecbrás.

Confira outras dicas para abrir um escritório de engenharia com sucesso!

Sucesso e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Buscar