
Como tirar o CREA – tudo que você precisa saber!
Quem trabalha, ou melhor, pretende trabalhar de acordo com a legislação, nos segmentos de engenharia e agronomia, sabe que o CREA é um documento fundamental para que isso seja possível. Afinal de contas, o profissional só pode se dizer atuante nessas áreas quando tem esse documento. Mas, afinal, como tirar o CREA? É isso que você vai descobrir aqui.
Muita gente tem dúvidas de como obter esse documento, e acha que é muito complicado consegui-lo. Mas, na realidade, é mais simples do que você imagina e hoje vamos desmistificar isso. Confira!
Como tirar o CREA?
Antes de qualquer coisa, você sabe o que é o CREA? A palavra é uma sigla para Conselho Regional de Engenharia e Agronomia. Esse conselho é responsável por fiscalizar todas as atividades dos segmentos que envolvem a engenharia e a agronomia.
No entanto, além de ser um Conselho, CREA é também o nome que se dá ao documento que reconhece legalmente os profissionais dessas áreas, por isso, vamos ver o que é necessário para tirá-lo.
Documentos
Em primeiro lugar, é preciso ter o título de eleitor em dia para conseguir tirar o Crea. Além dele, é preciso ter um comprovante afirmando que você votou nas últimas eleições. No caso dos homens, é preciso ter a reservista também.
O RG também é fundamental, além do número do CPF, não importa se ele esteja no RG ou em um documento separado. É necessário também levar duas fotos 3×4 tiradas em um fundo branco e um comprovante de residência que esteja no seu nome, ou no nome de algum parente desde que os laços familiares sejam comprovados.
Será necessário ter o histórico escolar e levar o certificado de conclusão de curso, bem como a certidão de nascimento ou casamento se o indivíduo for casado.
CREA do seu estado
Em todos os estados existe um Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, e, para conseguir o seu registro, você deve se dirigir ao conselho do seu estado, portando todos os documentos citados acima, e cópias autenticadas.
Você leva os documentos ao conselho, e lá eles serão analisados. Depois disso, você precisará pagar uma taxa para conseguir seu registro provisório do CREA. Esse registro tem validade de 365 dias.
Para conseguir o registro definitivo, o indivíduo precisa estar com seu diploma em mãos, comprovando que foi aprovado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia.
Quanto custa?
Muita gente acha que para tirar o CREA é preciso pagar uma taxa altíssima, mas isso não é verdade. O registro provisório desse documento custa sessenta e dois reais.
O registro definitivo, se pago por profissionais que concluíram somente até o ensino médio, custa cento e setenta e cinco reais, e se pago por profissionais que concluíram o ensino superior, o preço muda para trezentos e cinquenta reais.
O CREA é um documento muito importante para comprovar que você é um profissional sério, e atua dentro da legalidade. Agora que você já sabe como tirar o CREA, não perca mais seu tempo!
Em caso de dúvidas, entre em contato com a Tecbrás.
Confira outras dicas para abrir um escritório de engenharia com sucesso!
Sucesso e até a próxima!