skip to Main Content
Instituição De Ensino

Como otimizar sua instituição de ensino e obter resultados superiores!

Ter uma instituição de ensino exige várias habilidades, saber administrá-las é fundamental para sair na frente da concorrência e obter sucesso!

A gestão de uma instituição de ensino é, ainda hoje, um dos maiores desafios existentes – e quando não realizada de forma correta, acaba por trazer muitos prejuízos que poderiam ser evitados!

Que tal aprendermos como otimizar a gestão de sua instituição escolar

Gestão organizacional em foco!

Coordenar exige muito dos gestores. Então, quem faz o que na sua instituição de ensino?

Quais são as escalas? Elas estão bem determinadas? Como é a rotatividade dos professores quanto ao ensino e dedicação para cada área? Tudo está nos conformes?

Um sistema de organização de atribuições, com horários e tarefas para todos os colaboradores, se torna essencial para manter a gestão de forma otimizada.

A utilização de ferramentas que facilitem nessa distribuição e atualização permite que ninguém esqueça de suas responsabilidades e, se isso puder ser enviado de forma automática para os celulares dos colaboradores, fica ainda melhor, já que ninguém precisa se desconectar das diversas plataformas mobile.

Organograma é responsabilidade

O organograma serve para facilitar o entendimento das respectivas tarefas e da importância dos seus desempenhos. Dessa maneira, os integrantes assumem as responsabilidades com maior autoria e entendimento, já que há grande foco na organização visual e mental.

Assim sendo, os organogramas devem estar fixados em diversos locais, de modo que sejam visíveis aos colaboradores.

Tipo de função e periodicidade

No momento em que a gestão institucional distribuir as funções, é preciso explanar bem sobre as atividades operacionais delegadas. Desde o ensino dos professores, até o atendimento aos pais que estão insatisfeitos, já contendo regras, deveres e perfis para cada setor e tipo de serviço.

Dessa forma, é possível elevar o clima organizacional, desenvolvendo um atendimento de qualidade e prestativo quanto ao foco de resolução de quaisquer problemas!

Estipular quadros onde: coordenação, liderança, dinâmica escolar e etc; são fundamentais para estarem de forma clara, tanto para aqueles que já atuam na instituição, quanto para aqueles que estão chegando agora.

Saiba elogiar e dê os créditos

A gestão institucional também deve ser convidada ao campo do estímulo e da motivação. Principalmente se tratando de uma organização de ensino.

Já é sabido que colaboradores desanimados e que se sentem desprestigiados acabam produzindo menos, tendo menor motivação e bem-estar na hora de executar suas funções. Isso contribui negativamente para a organização de ensino e, por isso, merece a devida atenção. Segundo a teoria de Michael Porter, a desmotivação é um dos maiores perigos para uma empresa.

É preciso, antes de tudo, garantir que não haja qualquer fator desmotivacional no ambiente de trabalho. Pesquise, entenda seus colaboradores e dê o seu melhor para que eles não estejam desmotivados.

Mas você também precisa saber que eliminar a desmotivação não significa que o colaborador estará motivado. É preciso, após garantir que quaisquer fatores desmotivacionais foram eliminados, trabalhar para que as pessoas que trabalham com você se sintam motivadas e felizes em seu ambiente de trabalho.

Qualquer que seja o tipo ou o porte de empresa de ensino, é preciso dar atenção a essa questão. Pense em como sua organização pode contribuir para maior qualidade de vida e motivação dos funcionários. Existe uma infinidade de modelos personalizados para gerar mais engajamento nesse sentido, e o resultado é maior fidelização e satisfação dos alunos e pais.

Reuniões periódicas

Há sempre muitas ações a serem tomadas numa escola, faculdade ou curso de especialização. Ter a capacidade de compreender o que é necessário mudar, o que é preciso melhorar e como fazê-lo, é um diferencial e tanto!

Portanto, efetuar um checklist para verificação de monitoramento é uma boa escolha. Dessa forma, é possível criar ações estratégicas na equipe e assim, desenvolver um relacionamento em rede de maneira mais otimizada!

Contabilidade atualizada e enquadrada

A última, mas não menos importante, é a questão da contabilidade personalizada de acordo com o perfil e porte da empresa.

Muitas organizações pagam impostos mais caros e saem no prejuízo, somente porque acreditam que estão no caminho certo, mesmo ao pagar altos encargos.

Caso não saiba, cada regime é muito específico e sua empresa pode estar enquadrada de maneira errada, causando tal infortúnio.

Agora, se deseja se posicionar adequadamente e aumentar os lucros, é preciso recorrer a um profissional de contabilidade especializado em instituições de ensino. A TecBras possui tudo que você precisa e poderá ajudá-lo com as melhores soluções para sua empresa. Entre em contato conosco e receba todas as dicas para economizar e aumentar os seus ganhos dentro da lei.

Até a próxima!

Aproveite e descubra como a infraestrutura da sua escola ou universidade pode impactar os seus resultados diretamente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Buscar