skip to Main Content
Abrir Um Escritório De Engenharia

Como abrir um escritório de engenharia? Os segredos para o sucesso que deixarão a concorrência para trás!

Para todo profissional, ter o seu próprio negócio é um sinônimo da realização máxima que um indivíduo pode obter, profissionalmente falando. Para o engenheiro, não é diferente. Abrir um escritório de engenharia é um objetivo comum!

Porém, é preciso tomar alguns cuidados. A maioria está presente na abertura de qualquer empreendimento, principalmente escritórios, e de forma ainda mais frequente, no ramo da engenharia.

Hoje, vamos aprender a importância de:

  • Definir uma especialidade;
  • Conhecer o mercado;
  • Preparar a estrutura;
  • Garantir a estabilidade financeira.

COMO ABRIR UM ESCRITÓRIO DE ENGENHARIA – OS PRIMEIROS PASSOS

Antes de colocar os planos de abrir um escritório de engenharia em prática, será necessário adquirir conhecimentos fundamentais sobre o mercado. E, acredite, apesar de não ser a tarefa mais simples, também não deve representar um problema.

Preparamos alguns passos para ajudá-lo!

  • Definindo uma especialidade

Pode parecer simples e repetitivo, mas é preciso definir uma especialidade para o seu escritório! O termo “engenharia” é muito vago e engloba diversas áreas. Exemplos são: engenharia mecânica, engenharia da computação, engenharia civil, engenharia genética, entre outras.

Por isso, é preciso que a sua especialidade dentro da engenharia esteja bastante clara para o cliente. Você não quer receber clientes interessados em um serviço que você não pode prestar, certo?

Se você pensa em abrir um escritório de engenharia civil, por exemplo, também é interessante definir quais os serviços que serão o seu diferencial. Futuramente, sua marca precisará comunicá-los ao cliente de alguma forma, a fim de direcionar o que você faz aos clientes certos..

  • Conhecendo o mercado

Essa é uma etapa fundamental na abertura de qualquer negócio. Mesmo assim, não é incomum que empreendedores não deem a devida atenção a esse passo tão importante.

Conhecer o mercado significa entender o que a concorrência já faz, quais são as dores do público-alvo que você pretende atingir e se já existem ferramentas ou serviços no mercado que podem ajudar as pessoas que buscam serviços de engenharia.

Para a venda acontecer, é preciso existir demanda. E, não se engane. Por mais que os serviços de engenharia sejam altamente necessários, já existem empresas com as suas fatias do mercado. Conhecê-las, entender o seu público, suas falhas e seus acertos é o primeiro passo para abrir o seu escritório de engenharia.

Assim, você saberá onde se posicionar, terá uma ideia da melhor localização e de como se comunicar com os seus clientes.

  • Preparando a estrutura

Quando falamos em preparar a estrutura, estamos nos referindo a muito mais que simplesmente escolher o imóvel e adequá-lo às necessidades do seu negócio – essa parte deverá ser realizada mais a frente.

Para abrir um escritório de engenharia, é imprescindível levantar tudo que irá fazer com que o empreendedor realize investimentos.

Tenha em mente que será preciso contar com, pelo menos, R$ 50 mil. Esse é o investimento inicial, mas é bom garantir cerca de 15% do valor para lidar com outros gastos, como pessoal e eventualidades.

Especialize-se! Separe algum dinheiro para garantir que você aprimore suas capacidades administrativas. Abrir um escritório de engenharia possui necessidades que vão além dos conhecimentos que um engenheiro deve ter. É preciso tornar-se um gestor, um líder e um empresário com capacidades que o levarão ao sucesso.

E isso nos leva à próxima parte do nosso guia.

  • Garantindo a estabilidade financeira

Um empresário de sucesso entende que nem tudo deve ser feito por ele. Apesar de ser o condutor do negócio, o gestor precisa delegar certas tarefas e garantir que os processos que compõem a sua rotina prioritária sejam executados com excelência.

Quanto àquelas tarefas que podem – e devem – ser realizadas por terceiros, o gestor deverá, somente, acompanhar resultados e prazos, instruindo os colaboradores a realizar seus serviços da melhor forma possível, adequando os padrões de trabalho aos do escritório de engenharia.

Isso inclui:

  • A contabilidade;
  • Encarregados de limpeza;
  • Estagiários;
  • Secretários;
  • Quaisquer outros serviços.

E para garantir a estabilidade na hora de abrir e manter um escritório de engenharia, é preciso investir em serviços de contabilidade para engenheiros!

A presença do contador permite que haja grande economia com impostos, ao serem realizados ajustes no planejamento tributário e financeiro da empresa, além de garantir que o escritório de engenharia esteja enquadrado no regime tributário mais adequado à sua realidade.

Além disso, delegar essas tarefas a alguém especializado remove a necessidade de supervisionar todos os números o tempo todo. O gestor poderá cuidar de outras tarefas do seu negócio e conduzir seu escritório de engenharia tranquilamente.

Agora, você está pronto para abrir um escritório de engenharia. Coloque em prática o que aprendeu e garanta o sucesso do seu novo negócio!

Em caso de dúvidas, não deixe de contatar a Tecbrás. Somos uma empresa especializada na contabilidade para engenheiros, dentre outros serviços.

Sucesso e até logo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Buscar