
Como abrir um consultório – tudo que o médico empreendedor precisa saber!
Para quem está se formando em qualquer especialização médica como nutrição, odontologia, medicina e afins, é importante entender como abrir um consultório. Afinal, muitos dos trabalhos relacionados a essas áreas não operam em grandes hospitais ou centros médicos logo de início, e precisam abrir um escritório autônomo.
Nem sempre o conhecimento de como abrir um consultório é passado durante o curso médico específico, e normalmente, esse conhecimento é extremamente brando quando passado em curso, não oferecendo ao médico o necessário para ele começar a trabalhar sozinho para conseguir abrir um próprio consultório.
Para médicos que querem os melhores resultados, sem depender de uma empresa, começar a trabalhar em seu próprio consultório pode parecer inicialmente trabalhoso, mas é a melhor, e mais lucrativa opção. Por isso, garanto a você que aprender como abrir um consultório é algo de extrema importância.
Como abrir um consultório
Abrir um consultório é uma missão para muitos médicos que querem atingir o sucesso financeiro, gerenciando o próprio negócio e deixando de depender de empresas para conseguir o seu lugar no mercado de trabalho. Por isso, aprender a abrir um consultório médico é um passo bem importante.
1. Escolha do Local do consultório
A primeira coisa quando se pensa em como abrir um consultório, é pensar onde você deseja abri-lo. O aluguel de salas comerciais é a opção mais comum entre os médicos, principalmente iniciantes.
O preço das consultas e tratamentos é mais que o suficiente para cobrir o aluguel e permite utilizar o que sobrar para investir no ambiente e funcionários para melhorar seu consultório.
Com isso, os médicos conseguem ter um consultório de forma prática, e começar a investir no próprio negócio de forma bem rápida. No entanto, é fundamental antes entender que a escolha do local é importante, tanto por localização como permissão em mudanças e composição da sala alugada, como pintar, colocar equipamentos, e afins.
2. Gerenciamento e custos
Custos e gastos são uma dificuldade que muitos médicos iniciantes possuem, principalmente na hora de estabelecer um custo de atendimento e tratamentos, pois os valores deverão cobrir os custos correntes da abertura e gerenciamento do consultório.
Com a abertura do próprio consultório, haverá então uma série de custos fixos, com as despesas como contas de luz, energia, telefone e internet, além de aluguel e o pagamento de funcionários que você tiver. Com a definição dos custos, você estará fazendo um planejamento financeiro certeiro para o seu consultório.
Há também os gastos necessários para todo o equipamento da sua clínica. Nesse caso, é ideal contabilizar todo o valor que precisará antes da própria clínica também nos custos, para que você consiga definir um bom preço dos atendimentos.
Após definir o preço dos atendimentos e tratamentos, você conseguirá então definir os valores necessários para cobrir suas despesas e começar a lucrar. Basta dividir o valor das despesas pelo valor estipulado de consultas, e você descobrirá quantas precisará fazer para definir seus valores.
Assim, você conseguirá equilibrar os valores iniciais para que você consiga encontrar o valor ideal para cobrar em suas consultas, e não ficar apertado em suas despesas, para após terminar de pagar tudo, conseguir finalmente investir mais em seu consultório, e economizar quantias para garantir conseguir gerenciar seu consultório também, independentemente da situação.
Saiba mais sobre como ter sucesso com um consultório médico.
Em caso de dúvidas, entre em contato com a Tecbras! Nós podemos te ajudar em tudo que tange a contabilidade para médicos.